segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Conhecendo a Bíblia.


O que é a Bíblia?

A palavra Bíblia vem do grego e significa "coleção de livros". Nela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos os seus filhos. Nesta carta contém o plano que Deus preparou para cada um de nós. 

Como foi escrita?

A Bíblia foi escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 diferentes autores, nas mais diferentes condições e épocas. 
Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias. Entretanto, há na Bíblia um só plano ou projeto, que de fato mostra a existência de um só autor divino, guiando os escritores. 
Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. 

Quando terminou de ser escrita a Bíblia?

A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João (que escreveu o Apocalipse). 

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos Seus para transmitir a Sua mensagem. 

Como a Bíblia é formada?

A Bíblia é formada por livros sagrados. São 66 os livros contidos na Bíblia. Desses 66 livros sagrados, 39 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança. 

O Velho Testamento é dividido em cinco partes: 

1. Pentateuco Livros da Lei ou Torá contêm cinco livros: 
Gênesis - Como a palavra bem indica, é o livro dos princípios: do céu e da terra, das ilhas e dos mares, dos animais e do homem. Com Abraão, temos o começo de uma raça, um povo, uma revelação divina particular, e finalmente uma igreja. 
Êxodo - Relata o povo de Deus escravizado no Egito e a grande libertação divina, usando a instrumentalidade de Moisés. 
Levítico - Leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, sacrifícios, etc. 
Números - Relata a peregrinação de Israel, quarenta anos pelo deserto. 
Deuteronômio - Repetição das leis. 

2. Livros Históricos, doze livros: 
Josué - Trata da conquista de Canaã. O milagre da passagem do rio Jordão, a queda das muralhas de Jericó, a vitória sobre as sete nações Cananéias, a divisão da terra prometida e, finalmente, a morte de Josué com cento e dez anos. 
Juízes - Várias libertações através dos quinze juízes. 
Rute - A linda história de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. 
I e II Samuel - Relatam a história de Samuel, da implantação da monarquia, sendo Saul o primeiro rei ungido por Samuel. Samuel como o último juiz e a história de Davi. 
I e II Reis - Relatam a edificação do Templo de Jerusalém, a divisão do reino. Ministério de Elias e Eliseu. Ainda em II Reis está relatado o cativeiro do Reino do Norte pelos exércitos assírios, e do Sul com o poderio Caldeu de Nabucodonosor. 
I e II Crônicas - Registram os reinados de Davi, Salomão e dos reis de Judá até a época do cativeiro babilônico. 
Esdras - Relata o retorno de Judá do cativeiro babilônico com Zorobabel e a reconstrução do templo de Jerusalém. 
Neemias - Relata historia da reedificação das muralhas de Jerusalém. Ester - Relata a libertação dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim. 

3. Livros Poéticos, cinco livros: 
 - Sofrimento, paciência e libertação de Jó. 
Salmos - Cânticos espirituais, proclamações, poemas e orações. 
Provérbios - Dissertações sobre sabedoria, temperança, justiça, etc. 
Eclesiastes - Reflexões sobre a vida, deveres e obrigações perante Deus. 
Cântico dos cânticos - Descreve o amor de Salomão pela jovem sulamita. 

4. Profetas Maiores, cinco livros: 
Isaías - Muitas profecias messiânicas, é considerado o profeta da redenção. O livro contém maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras. 
Jeremias - Tem por tema a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus. Jeremias é considerado o profeta chorão. 
Lamentações - Clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel. Ezequiel - Um livro que contém muitas metáforas para descrever a condição, exaltação e a glória futura do povo de Deus. 
Daniel - Visões apocalípticas. 

5. Profetas Menores, doze livros: 
Oséias - Relata a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. Contém muitas metáforas que descrevem os pecados do povo. 
Joel - Descreve o arrependimento de Judá e as bênçãos. "O dia do Senhor" é enfatizado como um dia de juízo e também de benção. 
Amós - Através de visões o profeta reformador denuncia o egoísmo e o pecado. 
Obadias - A condenação de Edom e a libertação de Israel. 
Jonas - Relata a história de Jonas, o missionário que relutou para levar a mensagem de Deus à cidade de Nínive. O mais bem sucedido dentre os profetas. Um dos profetas que pregou o arrependimento do povo. O povo arrependeu-se e o profeta ficou triste e desejou a morte. 
Miquéias - Condição moral de Israel e Judá. Também prediz o estabelecimento do reino messiânico. 
Naum- A destruição de Nínive e libertação de Judá da opressão Assíria. 
Habacuque- O grande questionamento do profeta a Deus. Como pode Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima Israel. Contém uma das mais belas orações da Bíblia. 
Sofonias - Ameaças e visão da gloria futura de Israel. 
Ageu - Repreende o povo por negligenciar a construção do segundo templo e promete a volta da gloria de Deus. 
Zacarias- Através de visões, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Ageu ajudou a animar os judeus a reconstruírem o templo. Foi contemporâneo de Ageu. 
Malaquias- Descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias. 

O Novo Testamento também é dividido tem cinco partes: 

1. Os Evangelhos ou Biográficos: 
Mateus, Marcos, Lucas e João. Manifestação do Evangelho. A questão central é a carreira terrena de Jesus Cristo, o filho de Deus. 

2. Histórico: Atos dos Apóstolos. 
Propagação do Evangelho. Trata dos resultados da morte e da ressurreição de Cristo, com a propagação das "Boas Novas" por impulso e liderança do Espírito Santo, começando em Jerusalém, Judéia, Samaria e ate os confins da terra. 

3. Epístolas Paulinas: 
Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemom. 

4. Epístolas gerais: 
Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas. Explicação do Evangelho. 
As explicações e os conselhos dados pelos apóstolos as igrejas cristãs, ainda no berço, onde são fixadas as doutrinas que devem ser cridas e vividas pelos cristãos de todos os séculos. 

5. Profético: 
Apocalipse – Reve
Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?

Foram usados três idiomas: hebraico, aramaico e grego.

O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.

Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?

A interpretação da bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. Ao ler a Bíblia, devemos orar para o Espírito Santo nos revelar as verdades nela contidas.
O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que não é correto.

Qual é a diferença entre a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica?

As Bíblias de Edição católica-romana têm 73 livros,7 a mais que a Bíblia usada pelos evangélicos. Estes livros são chamados “Apócrifos”, que significa: “Espúrios” ou seja, foram escritos simplesmente por homens e não inspirados por Deus.
São eles: Tobias,Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeus, e 2 Macabeus e Judite. Sua aprovação pela igreja Romana de deu no Concílio de Trento em 1546.

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico.

O que significa Pontuação Bíblica?

A Pontuação Bíblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes:

(:) Os “dois pontos” separa capítulo de versículo. Exemplo: Dn 3:5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5)
(-) “Hífen” equivale ao "até". Exemplo: Dn 3:1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5)
(.) “Ponto” mostra versículos alternados. Exemplo: Dn 3:1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5)

Essas são as principais pontuações bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia.

O que são abreviações bíblicas?

As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores.
São elas:
Gn. – Gênesis
Ex. – Êxodo
Lv. – Levítico
Nm. – Números
Dt. – Deuteronômio
Js. – Josué
Jz. – Juíses
Rt. – Rute
ISm. – I Samuel
IISm. – II Samuel
IRs. – I Reis
IIRs. – II Reis
ICr. – I Crônicas
IICr. – II Crônicas
Ed. – Esdras
Ne. – Neemias
Et. – Ester
Jó – Jô
Sl. – Salmos
Pv. – Provérbios
Ec. – Eclesiastes
Ct. –Cântico dos Canticos
Is. – Isaías
Jr. –Jeremias
Lm. – Lamentações de Jeremias
Ez. – Ezequiel
Dn. – Daniel
Os. – Oséias
Jl. – Joel
Am. – Amós
Ob. – Obadias
Jn. – Jonas
Mq. – Miquéias
Na. – Naum
Hc. – Habacuque
Sf. – Sofonias
Ag. – Ageu
Zc. – Zacarias
Ml. – Malaquias

Mt. – Mateus
Mc. – Marcos
Lc. – Lucas
Jo. – João
At. – Atos dos Apóstolos
Rm. – Romanos
ICo. – I Coríntios
IICo. – II Coríntios
Gl. – Gálatas
Ef. – Efésios
Fp. – Filipenses
Cl. – Colossenses
ITs. – I Tessalonicenses
IITs. – II Tessalonicenses
ITm. – I Timóteo
IITm. – II Timóteo
Tt. – Tito
Fm. – Filemon
Hb. – Hebreus
Tg. – Tiago
IPe. – I Pedro
IIPe. – II Pedro
IJo – I João
IIJo – II João
IIIJo – III João
Jd. – Judas
Ap. – Apocalipse

Qual é o tema central da Bíblia?

Jesus é o tema central da Bíblia.
Em Gênesis, Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão;
em Êxodo, Ele é o Cordeiro da Páscoa;
em Levítico, Ele é o sumo-sacerdote;
em Números, Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite;
em Deuteronômio, Ele é a cidade de nosso refúgio;
em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe;
em Juízes, Ele é o nosso juiz;
em Rute, Ele é o nosso parente redentor;
em I e II Samuel, Ele é o nosso profeta confiável;
nos livros de Reis e Crônicas, Ele é o nosso soberano;
em Esdras, Ele é o nosso escriba fiel;
em Neemias, Ele é o reconstrutor de tudo que está destruído;
em Ester, Ele é o Mordecai assentado fielmente no portão;
em Jó Ele é o nosso redentor que vive para sempre;
em Salmos, Ele é o meu pastor e nada me faltará;
em Provérbios e Eclesiastes, Ele é a nossa sabedoria;
em Cantares, Ele é o belo noivo;
em Isaías, Ele é o servo sofredor;
em Jeremias e Lamentações, Jesus é o profeta que chora;
em Ezequiel, Ele é o maravilhoso homem de quatro faces;
em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha;
em Oséias, Ele é o amor sempre fiel;
em Joel, Ele nos batiza com o Espírito Santo;
em Amós, Ele leva nossos fardos;
em Obadias, nosso Salvador;
em Jonas, Ele é o grande missionário que leva ao mundo a palavra de Deus;
em Miquéias, Ele é o mensageiro dos pés formosos;
em Naum, Ele é o vingador;
em Habacuque, Ele é a sentinela orando pelo reavivamento;
em Sofonias, Ele é o Senhor poderoso para salvar;
em Ageu, Ele é o restaurador de nossa esperança perdida;
em Zacarias, é a nossa fonte;
em Malaquias, Ele é o Sol da justiça com a cura em suas asas;

Em Mateus, Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo;
em Marcos, Ele é o operador de milagres;
em Lucas, Ele é o Filho do homem;
em João, Ele é a porta pela qual todos devem entrar;
em Atos, Ele é a luz brilhante que aparece a Saulo no caminho de Damasco;
em Romanos, Ele é o nosso justificador;
em I Coríntios, nossa ressurreição;
em II Coríntios, leva os nossos pecados;
em Gálatas, Ele nos redime da lei;
em Efésios, Ele é a nossa riqueza insondável;
em Filipenses, Ele super todas as nossas necessidades;
em Colossenses, Ele é plenitude do Deus encarnado;
em I e II Tessalonicenses, Ele é o nosso Rei que virá;
em I e II Timóteo, Ele é o mediador entre Deus e o homem;
em Tito, Ele é a nossa bendita esperança;
em Filemom, Ele é o amigo mais chegado que um irmão;
em Hebreus, Ele é o sangue do pacto eterno;
em Tiago, Ele é o Senhor que cura o doente;
em I e II Pedro, Ele é o pastor principal;
nos livros de João, é Jesus que tem a ternura do amor;
em Judas, Ele é o Senhor que vem com milhares de seus santos;
E em Apocalipse, a Igreja é conclamada a levantar os olhos, pois é chegada a sua redenção. Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores!

Como ler a Bíblia

Para um melhor entendimento e aproveitamento da leitura Bíblica, é recomendável estudar um dos livros sagrados do começo ao fim.

1) Primeira leitura livre do livro escolhidos;

2) Segunda leitura, fazendo anotações próprias;

3) Terceira leitura, consultando comentários de outras pessoas.

O Cristão que deseja crescer na fé e se aproximar de Deus deve se alimentar diariamente de Sua Palavra.
Ela é um ingrediente imprescindível que não pode faltar na vida de nenhum crente.

Veja como fazer Devocional Diária

Curiosidades Bíblicas 

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.

- O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos.
Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

Tradução
Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já posuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

Conclusão

Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós.

Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo é o seu centro: Jesus Cristo.

"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

FAMÍLIA DE EXCELÊNCIA CONHECENDO O SACERDÓCIO



  
"Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)"
I Timóteo 3:4-5

Temos uma missão: fazer de nossa Família um modelo, um termômetro para que todos vejam o equilíbrio e a saúde desse relacionamento. Para isso precisamos fechar todas as brechas de modo que Satanás não encontre oportunidade de ferir, macular ou traumatizar o processo de avanço na Família.

Vivemos um tempo onde a Educação está mal-educada e a Saúde enferma, só que nossa família viverá de acordo com os padrões de Deus. A excelência da sua família começa em você. Você é o motivo da excelência em sua família. Como sacerdote ou sacerdotisa teremos o padrão de excelência que mudará toda nossa família, e ela começará a viver um novo momento a partir de nós.

Quando aceitamos Jesus na maioria das vezes somos criticados e nos sentimos rejeitados dentro de casa, mas para cada rejeição que recebemos deve crescer em nosso coração a alegria de que toda a nossa família se renderá aos pés de Jesus. Deus está reescrevendo a história da sua família e toda a sua casa conhecerá o Senhor Deus, o Todo-poderoso, porque você é um sacerdote.

O Sacerdote é uma autoridade espiritual com legalidade para cuidar de um grupo específico. Cada marido é um sacerdote, cada esposa é uma sacerdotisa que tem autoridade espiritual para cuidar de um grupo chamado família.

No livro de Timóteo Paulo o ensina a cuidar em primeiro lugar da sua casa, exortando-o a uma responsabilidade familiar, pois o sacerdócio de autoridade só pode ser reconhecido se a esposa estiver recebendo a cobertura.

Existem maridos que fazem tudo para todos, menos para a família. Um exemplo: trocam a lâmpada do escritório, ou de qualquer outro lugar, mas não trocam a lâmpada de casa que está queimada a meses. E ainda brigam com a mulher reclamando porque que ela ainda não providenciou a troca.

Então somos bonzinhos para com os outros, amáveis com todo mundo. Só que o treino do nosso amor, não é para o externo, é para o interno. Essa amabilidade toda que nós temos ela é verdadeira, só que Satanás roubou e ofuscou para que não declaremos isso em casa, e assim não apliquemos no lar.

Aí somos amáveis na faculdade, no trabalho, em lugares que são da nossa sociedade, do nosso ambiente de freqüência, mas quando se trata de casa há uma rispidez. As pessoas são resultado de um ambiente e nós sacerdotes somos responsáveis pelo ambiente que vivemos, porque temos hábitos adquiridos e que não nascemos com ele.

Existem pessoas que se acostumaram a viver presas em aquário. Porque viver no aquário é fácil, tem o alimento básico, o mesmo paisagismo, não tem nenhum perigo, porém quem nasceu para oceano, não vive em aquário e a nossa família vai sair do aquário e entrar no oceano e terá grandes vitórias e crescerá em todas as áreas que o Senhor quer que ela cresça, porque Deus mudará a história da nossa família, mudando o hábito do sacerdote e da sacerdotisa.

Muitos casamentos estão habituados a situações que viraram crônicas e que a Psicologia, a poesia secular, líderes espirituais vão dizer: não tem jeito, mas contrariaremos todas essas teses do não tem jeito e diremos há esperança, tem jeito para tudo que está plantado no Senhor, e não seremos confundidos, porque servimos ao Senhor dos senhores.

Uma aliança feita com o Senhor tem o respaldo e legalidade sacerdotal e tanto o sacerdote como a sacerdotisa tem autoridade dentro da casa de fazer declarações para atraírem a glória de Deus. No hebraico telhado significa céus, portanto cada cobertura sobre nossa cabeça é um céu que repousa sobre nós. Então algo precisa ser bem esclarecido sobre os céus de nossa casa: o que proclamamos sob ele, pois o nível de vida que vamos viver depende do que é liberado nos céus de nossa casa, porque existe uma legalidade sacerdotal.

Muitos casamentos não tem dado certo e estão em crise mediante o que os cônjuges estão profetizando. Deus não quer que tenhamos fé apenas na teoria e na prática a neguemos. Nossas atitudes vão abrindo caminhos e estradas, pois se Deus abriu caminho no mar que dirá na terra.

Precisamos ter cuidado com o que falamos dentro de casa e até mesmo com o que oramos, precisamos ser como Davi, que antes de apresentar os problemas a Deus, abria antes as portas para a adoração. Não podemos esquecer que Deus é o Senhor Todo-poderoso e que independente do que pensamos Ele faz tudo como Lhe agrada, tem tudo nas Suas mãos e no Seu controle e irá cuidar de nós. Como sacerdotes precisamos ter cuidado com o que falamos e onde falamos para não contaminarmos os céus de nossa casa .

Um dia o profeta Isaías que trabalhava na função sacerdotal estava no centro do templo e ali começou a dizer para Deus a situação do povo, da cidade e dentro do templo ele proclamava a miséria. Só que o templo tem o átrio onde se glorifica a Deus; o lugar santo, onde só adora; e o lugar santíssimo onde o sacerdote entra para tomar a causa de todo o povo em santificação profunda. E desde os átrios não se pode ter uma outra palavra a não ser o louvor. E Deus mandou serafins que proclamavam dia e noite Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos e toda a terra está cheia da Sua glória.

Vemos um sacerdote desistido, cansado, fatigado, desesperançado. Assim como nós podemos tomar nossa voz profética e dentro do nosso lar, da nossa casa profetizarmos que não há mais restauração. Porém se quisermos escrevemos nos céus de Deus uma nova história em nossa família, pois a função do sacerdote é descobrir a santidade que está em Deus, que mesmo em meio às guerras, nos ensina que a santidade está selada em nós independentemente do problema ou conflito que estejamos atravessando.

Nossa posição deve ser apagar tudo que já escrevemos e ao chegarmos em casa declararmos novas escrituras sob os céus do nosso lar, porque um Serafim tocará nossos lábios como tocou o de Isaías para que ele proclamasse dia e noite santidade. Porque só escreveremos coisas novas quando a unção de santidade tocar em nossa boca, caso contrário poderemos perverter toda estrutura, plano, projeto que o Senhor já montou para mudar a história da nossa casa. O sacerdote precisa levar na boca palavras liberadas pelo altar de Deus: palavras de justiça e de verdade, aí haverá uma nova proclamação.

O Senhor nos dará boca de louvor e O seguiremos em toda a Sua plenitude. Observe que Isaías muda de atitude depois de ter sua boca curada, pois um sacerdote enfermo só profetiza contra ele e contra sua casa. Mas quando Deus toca a boca do sacerdote, com a brasa viva do altar, ele fica disponível à vontade de Deus.

Deus nos chamou para sermos padrão e como padrão reconstruiremos a história das famílias da terra com uma condição: mudando nosso discurso. O sacerdote é aquele que tem autoridade legal para ministrar sobre o povo. O marido e a esposa são autoridades um sobre o outro e Deus quer por intermédio do casal limpar os céus da sua casa, basta apenas estar disponíveis para o milagre, porque se os céus da sua casa estiverem limpos, Deus já conquistou um universo e essa bênção vai repousar sobre sua Família.

Que Deus abençoe você, sua casa e sua família.

Shallom...
No amor de Yeshua...
Prs. Benoir e Luciene de Jesus

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conversa com o novo convertido.


IMPORTANTE PARA VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO

Agora que você já aceitou a Cristo e está em comunhão com Deus, irá desejar aprender como andar perto Dele. A Bíblia chama isso de crescer "na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (2 Pedro 3:18)

Algumas atitudes lhe ajudarão a crescer como novo convertido: 

Leia a Bíblia diariamente

A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada. Além de anunciar as Boas Novas de perdão e vida eterna, ela também responderá às várias dúvidas que você terá à medida que tentar viver de maneira a agradar a Deus. Ela capacitará você a estar "perfeitamente preparado para toda a boa obra". (2 Timóteo 3:17) 

Veja algumas sugestões para sua leitura diária da Bíblia: 

1. Leia o Novo Testamento nessa ordem: 

Primeiro, leia todo o Evangelho de Lucas, um capítulo por dia. Ele o ajudará a entender os princípios básicos do Evangelho. 
Depois o livro de Atos. Você vai ler a incrível história de como os primeiros discípulos de Jesus espalharam as Boas Novas da Sua morte e ressurreição. 
A seguir, leia algumas cartas que os apóstolos de Jesus escreveram para os seus primeiros discípulos, aqueles que eram novos na fé, assim como você. Essas cartas vão do livro de Romanos até a terceira Carta de João. 
Depois, volte para os evangelhos e leia um destes: Mateus, Marcos ou João. 
Depois comece a ler a Bíblia toda começando de Gênesis; pois esta é a carta de DEUS para você e deve ser lida toda. 

2. Pense sobre o que está lendo, estude e analise. Peça para o seu pastor ou um amigo evangélico mais maduro uma sugestão de um bom estudo bíblico. Além de nos revelar a pessoa de Deus, a Bíblia contém mais princípios de sabedoria do que qualquer outro livro no mundo.

3. Leia o Livro de Salmos, que é o livro de adoração do Velho Testamento, para enriquecer a sua devoção a Deus.

4. Leia o Livro de Provérbios para adquirir sabedoria e bom senso e para fortalecer o seu relacionamento com outras pessoas.

5. Ore pedindo entendimento. O Espírito Santo ajudará você a ver a vida com a perspectiva de Deus. (Salmos 119:18)

6. Sempre que puder, converse com outras pessoas sobre o que você está aprendendo.

Ore Diariamente

Fale sempre com Deus. Conte os seus problemas a Ele. Deixe-O carregar o peso dos seus problemas. (Leia Mateus 11:28; 1 Pedro 5:7). 

Louve e agradeça a Deus pelo que Ele é e pelo que fez por você. Reconheça sua fraqueza. Confesse seus pecados de maneira específica. Ore pedindo por outras pessoas para que elas também venham a receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. 

Sugestões para a sua hora devocional diária: 

Defina um horário, de preferência pela manhã, quando você está descansado e sua mente mais tranqüila. Faça disso um hábito. 
Escolha um lugar tranqüilo, onde você possa ficar sozinho com Deus. 
Faça uma lista dos pedidos de oração; ore por você e por outras pessoas. 
Primeiro leia e medite sobre um texto das Escrituras e depois gaste alguns momentos em oração. 
Depois que este momento com Deus se encerrar, entregue o dia que está começando e a sua vida a Ele. 

Aprenda a Depender do Espírito Santo

Deus, na verdade, é três pessoas em uma: Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo. A Bíblia ensina que o Espírito Santo vive dentro daquele que realmente crê em Cristo e sequi a Ele. (João 14: 16-17) A Bíblia diz o Espírito Santo, por habitar em você, é o seu consolador e ajuda-lhe a entender a verdade revelada na Palavra de Deus: "O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito".(João 14:25) 

O Espírito Santo: 

Ensinará 
Guiará 
Fortalecerá quando você precisar 
Consolará 
Edificará 
Exortará 

Freqüente uma Igreja Regularmente

Quando você recebeu a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, você iniciou um relacionamento não só com Jesus Cristo, mas também com outros, que tomaram este passo de fé, crentes. Não importa qual era a sua opinião antes, mas ir a igreja hoje é uma experiência rica e recompensadora. 

Através do ensino e da pregação da Palavra de Deus a sua compreensão d'Ela será cada vez maior. 
Você terá oportunidade de fazer perguntas e discutir sobre as Escrituras com outras pessoas. 
Você aprenderá a adorar a Deus, isto é, louva-Lo por tudo que Ele é, e agradecer por tudo que Ele tem feito por você. 
Adorando, aprendendo e servindo com outros cristãos, você descobrirá outras pessoas com quem pode ter uma amizade duradoura, uma amizade, que será para toda a eternidade! 
Frequente a Escola Bíblica Dominical para que possa aprender melhor a Palavra de DEUS. 

Esteja a Serviço dos Outros
Você descobrirá que quanto mais se der servindo ao próximo, mais prazer você terá na sua vida cristã. Pergunte ao seu pastor de que maneira você pode servir a Cristo e ser Sua testemunha. "Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para andássemos nelas" (Efésios 2:20). 

Aprenda a Livrar-se de Suas Dúvidas

Às vezes, você poderá duvidar de que seja realmente filho de Deus:

Poderá haver algumas grandes falhas na sua vida cristã. 
Você poderá se pegar pensando em coisas que um crente não deveria pensar. 
Poderá ser perturbado por pecados não confessados. 

Quando isso acontecer, será bom que você se lembrar que não foi salvo por causa das coisas boas que fez, mas pelo que Cristo fez por você. Releia as primeiras páginas desse texto. Fique certo de que se você já recebeu Jesus Cristo pela fé, e agora é um filho de Deus. 

Lembre-se de 1Jo 1.9 = Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Aprenda a Viver Um Dia de Cada Vez

Ficamos ansiosos com muita freqüência! Ficamos doentes de preocupação com o que pode acontecer amanhã. Tentamos atravessar pontes às quais ainda não chegamos! 

A Bíblia nos ensina a não ficarmos ansiosos sobre o que pode acontecer amanhã (Veja Mateus 6:33-34). 
A Bíblia também promete que "Dure a sua força como os seus dias" (Deuteronômio 33:25 - versão NVI). Em outras palavras, a graça de Deus será suficiente para o desafio de cada novo dia. 

Aprenda Sobre a Benção do Sofrimento

Dificuldades, enfermidades e todos os tipos de sofrimentos ganham outro sentido quando você tem Cristo em sua vida: Você passa a ver as dificuldades, as enfermidades e todos os tipos de sofrimento com outros olhos quando tem Jesus Cristo no coração.

Ao invés de ficar  despedaçado, você pode ser fortalecido. 
Ao invés de ser um peso para outras pessoas, você pode ser uma bênção. Quando você perceber qual é a dimensão, o consolo e a força de Deus através das experiências da vida, crescerá na fé. 

Aprenda a Lidar Com a Tentação
A tentação é parte da vida. Ela já existia antes de você receber a Jesus e ainda existe. Não é pecado ter maus pensamentos de vez em quando. No entanto, é pecado escolher abrigar tais pensamentos na sua mente constantemente. A Bíblia diz "Vigia e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41). Quando Jesus foi tentado no deserto, Ele respondeu ao diabo usando a Escritura. Três vezes Ele disse "Está escrito ..." (Mateus 4:4, 7 e 10). Esteja preparado para a tentação orando e usando o seu conhecimento da Palavra de Deus. 

A Bíblia diz
"Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus , que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". (I Corintios 10:13) 

Esteja preparado para tirar vantagem da "saída" de Deus para a tentação, quer seja "fugindo" do local de tentação (I Timóteo 6:11) ou ficando no local e "resistindo" a ela (Tiago 4:7). 

Fale aos outros sobre Jesus
Deixar que outros saibam sobre a sua nova vida com Cristo, através das suas palavras ou de atitudes, é uma das experiências mais compensadoras que você pode ter. O apóstolo Pedro nos incentiva dizendo "estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós". (I Pedro 3:15).


  Mas antes peça a Deus sabedoria (Tiago 1-5), porque não é no muito falar que ganhamos alguém para Cristo é o Espirito Santo que convence o homem de seus pecados.
                                        Graça e Paz!
                                         
                                       Marcia de Deus.